Pobreza nem sempre serve de desculpa

Hoje, ao assistir o jornal local do meio dia, vi uma reportagem sobre um homem, muito humilde e pobre, que teve pouco estudo, não tinha dinheiro para comprar livros e mesmo assim está conseguindo incentivar seus filhos a lerem. Na época em que era gari, ele recolhia os livros que eram jogados fora, para ler. Começou a ler para os filhos pequenos e foi além. Quando não tinha o que ler, escrevia estórias em um caderno, depois lia para os pequenos. Uma pessoa soube de seu esforço e o ajudou a publicar um livro infantil, simples, estilo fanzine, mas que está animando toda a criançada da escola onde os filhos estudam. Aliás, ele é orgulho para os filhos e a esposa, que se emocionaram ao falar dele. Esse pode ser chamado de PAI DE FAMÍLIA, assim com letras maiúsculas.

Essa história me cativou, e me fez pensar: “viu, pobreza não é desculpa para virar marginal!” E não é mesmo. Todos sabemos o quanto é difícil viver na miséria; o quanto é difícil criar filhos na miséria; o quanto é difícil não cair na tentação de ir pelo caminho “mais fácil” da marginalização. Mas se fazer de vítima nunca é a melhor saída. A culpa é sempre da pessoa, não das circunstâncias!

Quem quer de verdade melhorar sua vida, ou a vida de outra(s) pessoa(s) consegue, independentemente da situação que o rodeia. E quando “a coisa tá feia” como dizemos, a melhor saída é a criatividade. Mas ela só irá gerar coisas boas se a pessoa for boa, se tiver caráter, moral, bom coração.

Fico pensando, que exemplo maravilhoso essas crianças têm em casa, com um pai que fez tudo isso por elas e virou exemplo na comunidade onde mora. Certamente eles levarão isso em consideração quando se tornarem adultos, assim espero. E que Deus abençoe essa linda família. Que o Universo conspire para que eles tenham uma vida cada vez melhor, a cada dia!

Clique aqui para ver a reportagem na íntegra, vale muito a pena assistir!

Saudações! Namastê! Shalom!

Anúncios

Um comentário sobre “Pobreza nem sempre serve de desculpa

  1. Pingback: Pobreza nem sempre serve de desculpa | Cosmopolitan Girl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s