Seja gentil SEMPRE

Moro numa cidade onde gentileza parece ser sinônimo de fraqueza. Parece que as pessoas sentem vergonha de ser gentis, é impressionante!

O comércio é um lugar onde a quantidade de reclamações sobre a forma de atendimento é enorme. Todo mundo já foi mal atentido em algum lugar (ou vários). E ontem aconteceu uma coisa muito bacana comigo, que demonstra o quanto as pessoas estão carentes de gentileza.

Duas vezes por semana, geralmente, atendo em uma loja de uma conhecida minha. Já trabalhei lá por um ano, na época de minha pós-graduação, para pagá-la, claro e aproveitei para fazer o trabalho final com pesquisa in loco. Depois disso, sempre vou aos domingos e em algum dia da semana que ela precisa. A loja é de roupa feminina, estilo butique, cara e sofisticada, portanto. Ontem, eu estava lá, atendendo uma cliente já conhecida, quando entrou um homem, muito simples, com roupas simples e sotaque de interior. Eu o olhei e disse a ele: “pois não,o que era para o senhor?” Ele disse: “vim buscar um casaco de malha que vi ontem com a outra menina”. Eu, calma e sorridente, lhe disse: “sim, claro, só vou terminar de atender ela e já lhe atendo, mas pode ficar a vontade”. Quando eu disse isso ele falou: “calma tá, não é um assalto”. Eu sorri novamente e disse: “claro, claro, eu sei que não, só vou terminar aqui com ela, ok”. Ele sorriu e disse: “ok, ok”. A cliente que eu estava atendendo disse prontamente: “Imagina, pode atender ele que eu ainda vou provar essas aqui e decidir”. Eu então me voltei pra ele e comecei a atendê-lo. Ele me disse que tinha ficado devendo o presente de Dia das Mães para a esposa dele, pois só havia recebido durante a semana. Eu e a cliente achamos aquilo “o máximo” e o elogiamos por isso. Ele ficou sorridente com nossos comentários e quis olhar outras coisas, pois começou a se sentir mais a vontade. Mostrei-lhe várias opções, ele escolheu duas. Em momento algum ele perguntou o valor, apenas disse que iria pagara à vista. Fui ao balcão para cobrar e fazer o pacote de presente e ele e a cliente começaram a conversar. Ela disse que gostaria que o namorado fosse como ele, pois ela não tinha ganhado nada de presente, ele disse que ainda ia olhar uma bota porque a esposa disse que queria roupa e bota. Aí ele nos olhou e disse o seguinte: “essa é a terceira loja que eu entro, desde ontem, e só aqui eu fui bem atendido. Nas outras, elas me olhavam e nem falavam nada, já estava quase desistindo. Quando você me disse “pois não, o que era pro senhor” e sorriu eu me senti melhor. Eu sou do campo, da roça, por isso to vestido assim, por isso sou simples, mas as pessoas não sabem que roça dá dinheiro!”. Eu disse: “não se preocupa, todos nós já fomos mal atendidos em algum lugar por estar vestido de maneira simples, porque infelizmente as pessoas ainda são preconceituosas com esse tipo de coisa”. Ele concordou e me agradeceu, várias vezes, pelo atendimento, pelo pacote, pela conversa. Me disse que viria mais vezes ali e ia trazer a esposa. Levou duas peças lindas, à vista, pediu uma indicação de uma loja de calçados, que tivesse “botas bonitas” e seguiu.

Quis compartilhar essa história, em detalhes, apenas para exemplificar uma frase, que todos já conhecemos: GENTILEZA GERA GENTILEZA.

Ele foi para casa com uma sensação boa, feliz por ter comprado o presente para sua esposa, por ter encontrado alguém que lhe deu a atenção que merece. Mas eu vim para casa com uma sensação melhor ainda, por ter sido a pessoa que lhe deu atenção e que lhe proporcionou algo de bom. FAZER O BEM FAZ BEM. Sou muito grata por esse acontecimento.

Espero, do fundo do meu coração, que pessoas do comércio leiam este texto e parem pra pensar. Como dizem os antigos, “coloque a mão na consciência” e observe como você age diante de pessoas que considera “incapazes” de comprar na sua loja, na loja em que trabalha. Mesmo que a pessoa realmente não tenha condições, você não precisa tratá-la mal. Não justifique sua grosseria, só porque a pessoa “entrou no lugar errado”. Lembre-se: a Lei da Atração é INFALÍVEL. Se você age com arrogância e grosseria, vai receber isso de volta algum dia, pode ter certeza disso!

Espalhe bondade! Espalhe sorrisos! Espalhe luz! Sem medida!

Featured image

José Gentileza, o Profeta, nos ensinou muito!

Saudações! Namastê! Shalom!

Um comentário sobre “Seja gentil SEMPRE

  1. Pingback: Seja gentil SEMPRE | Cosmopolitan Girl

Deixe um comentário

