Filme Os Agentes do Destino

Ontem, pela enésima vez, assisti ao filme Os Agentes do Destino, com Matt Damon e Emily Blunt. Acho esse um dos filmes de ficção mais interessante sobre o tema destino. Ele envolve as questões: livre arbítrio, anjos, amor, obstáculos na vida, objetivos, escolhas, Deus, destino, plano divino. Tudo de forma metafórica, mas de fácil compreensão.

O filme inteiro tem mensagens bem interessantes, portanto vale a pena assistir, mas para mim, mesmo que fosse um filme ruim no início e no meio, o final dele já vale a pena. Se não puder assistir inteiro, só o final já vale!!! É sobre esse final que resolvi fazer este post.

Featured image

David (Matt Damon) é um político em ascensão, que busca seu lugar no senado. Por acaso, ele conhece Elise, uma dançarina de personalidade forte e independente, que causa uma turbulência na vida pessoal e profissional de David. Por ela, ele resolve arriscar tudo. Mas os Agentes do Destino (seriam Anjos?) precisam evitar que eles fiquem juntos, porque está escrito no “plano” (livro com o destino das pessoas) que eles não devem se unir, pois haveriam consequências ruins para ambos. O “Cabeça” (seria Deus?) tem um plano para cada um deles. Mesmo assim, eles resolvem ficar juntos e arriscar, e começam a buscar respostas, inclusive entrando no “mundo” dos agentes, para tentar descobrir o que está acontecendo. E eis que, por causa do amor de um pelo outro eles conseguem convencer o “Cabeça” a reescrever seus destinos. Abaixo segue o diálogo final entre eles dois com Harry (Anthony Mackie) que seria o “anjo” de David, que copiei da versão dublada do filme:

– Harry, você é o Cabeça?

– Não, mas você já o conheceu, ou ela. Todos já o conheceram. O Cabeça assume diferentes formas para que todas as pessoas raramente percebam quando vai acontecer.

– Isso é algum tipo de teste?

– De uma certa forma é sempre um teste, para todo mundo… Mesmo os membros do Agentes do Destino! David, você arriscou tudo por Elise. Elise, quando você entrou por aquela porta na Estátua da Liberdade você também arriscou tudo. Pois você me inspirou! Parece que inspiraram o Cabeça também!

– Isso tem a ver conosco? [sobre o livro do destino]

– Sim.

– O que está escrito?

– Consta aqui que esta situação entre vocês dois é um sério afastamento do plano… então o Cabeça reescreveu! [neste momento ele mostra o livro com o plano reescrito, mostrando que eles podem seguir juntos]

Esse diálogo mostra que o amor entre os dois inspirou não só o Anjo de David, mas também a Deus, que resolveu mudar seu plano para que eles pudessem ficar juntos. Seria uma metáfora de que o amor realmente pode mudar tudo, e é uma das forças que inspira a Deus, a outra é a Fé. A frase “A fé move montanhas” é verdadeira e podemos observar que amor verdadeiro é uma forma de fé.

Abaixo segue a narração final de Harry, incrivelmente linda:

A maioria das pessoas vive no caminho que nós estabelecemos, com medo demais para explorar outros caminhos. Mas de vez em quando, pessoas como vocês aparecem e derrubam todos os obstáculos que colocamos… pessoas que sabem que o livre arbítrio é um presente e que você nunca poderá usá-lo a não ser que lute por ele. Acho que esse é o verdadeiro plano do Cabeça e talvez um dia nós não tenhamos que escrever o plano, e sim você!

Despertar nossa Consciência Divina, nosso Eu Interior, abrindo mão do ego e da mente vaidosa e limitadora, seria o caminho para termos realmente nosso livre arbítrio e transformar nossa vida totalmente, para melhor. Muitos acabam despertando para isso por causa da dor, da perda, do sofrimento, do “azar”… mas também existem aqueles que despertam para isso através do amor, seja por alguém, por algo que se quer na vida, na profissão, na carreira, ou por amor a Deus, que é o que chamamos de Fé. De qualquer forma é sempre libertador e emocionante.

Desejo que todos um dia despertem para seus verdadeiros “Eus”, seus verdadeiros caminhos, planos, destinos. E que todos um dia tenham a consciência de que estamos aqui com a finalidade de evoluir espiritualmente e voltar a ser Luz! Ame mais! Tenha mais Fé! Creia!

Saudações! Namastê! Shalom!

Clique aqui e assiste ao filme online na íntegra, em versão dublada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s